quinta-feira, março 24, 2022

Tocha Sueca

        Olá, voltando ao registro das minhas atividades mateiras, resolvi compartilhar com vocês a minha experiência em fazer a “tocha sueca”, ela consiste numa técnica para cozinhar e preparar alimentos em locais com muita umidade, neve, alagados, pântano ou algo parecido. Para quem não sabe, esse método consiste em você furar ou cortar em diagonais um tronco e colocar fogo dentro dele, fazendo com que ele produza fogo queimando de dentro para fora.

       Não posso afirmar que isso tenha surgido na Suécia, apesar do nome e do fato desse país ter como características o clima frio, com muita neve e também por ter uma forte cultura da prática de “buscraft”, para se ter uma idéia, as célebres facas Morakniv, ou facas “Mora” são suecas. Mas é um fato que essa idéia surgiu em locais com clima muito frio e com neve.

 


Como funciona?

        É algo bem simples, pega-se um tronco com uns pelo menos 30 cm de altura ou mais, e de preferência com uma boa largura, usando o método tradicional, você faz dois furos no tronco, um no centro dele ou próximo, de forma que vá até perto do meio dele, mas isso não é algo matematicamente obrigatório, isso vai depender da dureza da madeira e da sua broca, após isso, você deve fazer um furo na lateral do tronco, de forma que ele vá de encontro até o buraco do primeiro furo. E agora? Bom, feito isso, você deverá usar uma isca já acesa e coloca-lá no furo lateral, de preferência um “fat wood”, pois vai manter a chama acesa, e devagar,  você deverá colocar algumas iscas de fogo, chumaços, pequenos galhos no furo superior, de forma que comecem a queimar, mas cuidado para não entupir o buraco superior e abafar o fogo.

        Existe uma outra forma muito mostrada na internet, em que a madeira apresenta um corte simples de “estrela” nela, feita com uma motosserra até a metade da madeira, onde também se colocar uma isca de fogo já acesa e vai acrescentando pedaços de galhos até a chama tomar força. O problema na minha opinião é que para fazer isso, você precisa de uma motosserra, e sinceramente? Você vai para o mato com sua mochila e seu equipamento e ainda vai levar uma motosserra? Aí é com cada um.

        Há ainda um terceiro tipo, que consistem em se amarrar vários pedaços grossos de lenha, como num feixe, coloca-los sobre uma base de madeira e depois colocar fogo dentro do espaço desse feixe, vale como uso, mas seu consumo será mais rápido.

 




Minha experiência prática?!

        Quem pratica “Bushcraft” já sabe que tudo o que é mostrado na internet, por mais autêntico que seja, não mostra os problemas e dificuldades quando posto em prática, a maioria dos vídeos de “tocha sueca”, mostram locais com neve e o uso de madeiras desses locais ou desses países, bom, uma novidade para você, a maioria dessas árvores tem uma madeira muito macia, muito diferente das variedades que encontramos por aqui no Brasil, que em sua maioria, são árvores com um nível de dureza muito maior. E daí? Bom, os furos que descrevi são feitos com trados manuais para madeira, uma ferramenta até comum entre os praticantes de buscraft, usada para diversos trabalhos manuais, mas acreditem, não é tão fácil assim furar essas madeiras e isso pode até ser frustrante, é impossível? Não. É difícil? Na maioria das vezes sim, pois a menos que você encontre madeiras como imburana, você vai ter um certo trabalho para furar esses troncos.

         Feito os furos, vem a parte de se colocar o fogo e até parece fácil, mas pense comigo, se a proposta da “tocha sueca” é para ser usada em locais com umidade ou frio, colocar fogo nela inicialmente vai ser simples? Como tudo no bushcraft, a resposta é não. Por mais espessa que seja sua broca, você vai obter na média, um buraco de 5 a 7 cm de diâmetro no máximo e é nesse espaço que você terá que trabalhar, e foi o que aconteceu comigo, mesmo colocando chumaços, pedaços de papel e pequenos gravetos, ainda assim, levei tempo para fazer com que o fogo pegasse, e por diversas vezes, ele apagava, qual o motivo? Vários, mas como geralmente a madeira usada tem uma certa dureza, ela não vai pegar fogo tão facilmente, utilizar “fatwood” é o ideal, pois após acender, vai manter sua chama e permitir que você acrescente pequenos galhos até começar seu fogo.

 

Dá para cozinhar?

    Sim, após iniciar o fogo, mesmo sendo um furo relativamente pequeno, a emissão de fogo de dentro da madeira é muito grande, tanto que utilizei essa “tocha sueca” para cozinhar numa panela de ferro, fazer café e após isso, ela durou até o dia seguinte, onde é claro, fiz mais café! Sua aplicação é excelente e permite que você tenha ali, um “fogão de uma boca” no meio do mato para cozinhar.

 






Conclusão

        A “tocha sueca” é um recurso pouco utilizado aqui no Brasil, mas sinceramente, vale muito a pena o seu uso, principalmente para cozinhar, pois você terá um recurso até simples que vai durar muito, sem ter que se preocupar em colocar lenha a todo o momento no fogo. Deixo aqui as fotos que tirei, e fica a dica, como tudo na vida e no bushcraft, a repetição leva à prática e a prática leva à perfeição.

 

Um abraço!

Kelsen “Lobo Negro”

Bússola & Navegação

 

 

 

Nenhum comentário: