quinta-feira, janeiro 17, 2013

A volta dos anos de 1980!

Por mais que se fale em modernidade e tecnologia, quem está na casa dos 30 anos com certeza sempre sente um saudosismo da década de 1980, época de grandes mudanças, fim da ditadura, abertura política, anistia, TV em cores, rock, etc., mas o que mais marcou para muita gente com certeza foram os alimentos e guloseimas - até a palavra é oitentista, meu Deus.... - Chocolates Lollo, Surpresa, Kri, sorvete Fura-Bolo, Biscoito Mirabel, Refrigerante Crush, Baré Tuti-Frutti, etc.. com o tempo, eles for!am sendo retirados do mercado sem a menor satisfação a nós, seus fiéis consumidores, como as empresas puderam fazer isso conosco e nos deixar tão órfãos? Bom, eles se foram e a saudade ficou, sempre manifestada das mais diversas formas e graças a internet em diversos espaços como páginas pessoais, Orkut (Lembra dele?), Facebook, etc.., bom, tudo isso deu resultado, volta aos anos de 1980 foi vista por muitas empresas como uma grande oportunidade, primeiro a Estrela relançou o Ferrorama, agora, a Pepsico relança o biscoito de pacotinho Mirabel e a Nestlé trouxe de volta o chocolate Lollo, e tudo indica que vem mais novidade - ou antiguidade - por aí, leiam as matérias abaixo e corram para comprar os seus!

Na onda 'revival', Nestlé Brasil relança chocolate Lollo

Ao monitorar redes sociais, multinacional viu que marca podia salvar vendas do chocolate que virou Milkybar em 1992 

 

 

 Você compra uma TV de LCD num dia, no outro a coqueluche é a de tela LED. O iPhone 4s chegou ao Brasil em dezembro - mas agora a bola da vez é o iPhone 5. Hoje, tudo é fugaz, tecnológico e atualizado em poucos segundos. Essa corrida pela modernidade, dizem os especialistas, gera um efeito colateral: a onda "revival", de retorno a símbolos do passado.
O Instagram e seu estilo Polaroid e as armações de óculos modelo Ray Ban anos 70 são só alguns exemplos. Mas o mais novo eco do passado chega esta semana aos supermercados de todo Brasil: o chocolate Lollo, da Nestlé. Lançado no País em 1982, o Lollo foi líder de vendas em sua categoria até 1992, quando, por ordem da matriz, na Suíça, seu nome mudou para Milkybar.
"O Brasil era um país totalmente diferente e o mercado de chocolates não era tão desenvolvido quanto agora", diz Marco Nonis, diretor da unidade de chocolates da Nestlé Brasil. O consumo de chocolate em 1992, por exemplo, era de 1 quilo por habitante ao ano. Hoje, é de 2,5 quilos. O Brasil não era tão importante para as multinacionais como é agora e manter uma marca nacional demandava investimentos. Por isso, naquele tempo, a matriz achou que o melhor a fazer seria alinhar globalmente a marca e eliminar o nome Lollo do mercado.
"Houve muitas queixas, mas a companhia achava que - como o consumidor de Lollo era criança ou muito jovem - o público do chocolate iria logo se renovar e a nova marca se consolidaria", explica Nonis. Mas não foi o que aconteceu. Vinte anos depois, o Milkybar praticamente desapareceu do mercado. É vendido somente em formato miniatura, na caixa de bombons "Especialidades Nestlé".
Agora, a companhia avalia que pode recuperar as vendas perdidas com o relançamento de Lollo, que terá vaquinha na embalagem e tudo, como nos anos 80.
"Sempre monitoramos as redes sociais e vimos que muita gente citava o Lollo com saudades", diz Ricardo Bassani, gerente de marketing da multinacional suíça.
A companhia, então, resolveu estudar a viabilidade de voltar com a marca - e com a receita original do chocolate, que era mais macia que a atual. Além de medir o grau de lembrança de Lollo (a Nestlé não divulgou números), a maior fabricante de alimentos do mundo também verificou se teria condições tecnológicas de produzir novamente a receita original. "Afinal, em 20 anos, o maquinário de produção também já não é o mesmo", diz Nonis. O resultado, um ano depois, é a volta do Lollo, em barras de 28 gramas e em pacotes com três unidades - e uma campanha com peças de TV, mídia impressa, mas, principalmente, internet. O slogan antigo, "O chocolate fofinho da Nestlé", também volta com tudo.
"A comunicação do Lollo, nos anos 80, era muito simpática e isso criou um residual de memória que existe até hoje", diz Eduardo Tomiya, especialista em marcas da BrandAnalytics.
Na Nestlé, acredita-se que a volta terá impacto não só no público que se lembra da marca, mas também no que não a conheceu. "Afinal, hoje, é 'cool' fazer referências ao passado", diz Nonis.


PepsiCo relança linha completa de biscoitos Mirabel

Marca voltou primeiramente com lanches de 40 gramas e, depois de pedidos constantes dos consumidores, ampliou o portfólio com seis opções neste ano


Produtos da marca Mirabel, da Pepsico

As embalagens dos biscoitos continuam com a mesma identidade visual
Rio de Janeiro - A PepsiCo relança seis produtos da linha de biscoitos Mirabel. Criada na década de 1980, a marca voltou primeiramente com a linha de lanches de 40 gramas e, depois de pedidos constantes dos consumidores, ampliou as opções.

Os produtos são: Biscoito Amanteigado de Coco e Leite, de 100 e 325 gramas; Laminados de Leite, de 266 gramas, Maisena Tradicional (266g), Recheado de Chocolate e Morango, de 125 gramas; Wafer de Chocolate e Morango, de 106 gramas; e Rosca sabor coco, de 300 gramas.
As embalagens continuam com a mesma identidade visual, porém com o novo conceito “O clássico voltou para toda família”.

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