quarta-feira, dezembro 06, 2023

Diário de Bordo 14 - A Diretiva Homem Cinza

 

O que é a "Diretiva "Homem-Cinza"

 


Nos últimos anos, a cultura sobrevivencialista cresceu muito, muitas pessoas começaram a entender a importância da preparação e do sobrevivencialismo, mas uma expressão recorrente tem surgido e provavelmente você já deve ter ouvido sobre "Gray Man Directive", ou "Diretiva Homem Cinza".

Ela se refere a qualquer pessoa, seja homem ou mulher, de qualquer idade, com o único intuito de esconder habilidades operacionais, de sobrevivência ou portando equipamentos táticos.

Essa diretiva é uma adaptação dos manuais de espionagem da CIA, KGB, FBI, NSA, Forças Especiais e até o nosso SNI (atual ABIN), essa evolução foi maior nos tempos da Guerra Fria, com o fim dela, muitos dos "especialistas" dessas agências, foram para o mercado civil e como de praxe, oferecem seus "serviços" para o público, com o passar dos anos, o crescimento do terrorismo e da violência se tornaram um problema urbano mundial, essas "pragas" não se mantiveram em limites continentais, mas cresceram sem controle em todo o lugar, isso exigiu que as práticas de espionagem fossem adaptadas para o público comum.


Eu estava assistindo um episódio da série clássica "MacGyver - Profissão Perigo" - a antiga, que passou na tv nos anos 1980 - e vendo um episódio, vi um diálogo curioso, o personagem MacGyver, estava em seu apartamento, de frente para a praia, esperando uma pessoa que ele deveria ajudar, de repente, aparece na rua, um sujeito dirigindo um corvette amarelo ovo (é  sério), o carro para e sai dele um jovem rapaz usando um blazer, MacGyver olha e diz; "Bonito carro, esporte, não muito exótico, o tipo de carro que um jovem arquiteto dirige, esse deve ser o meu encontro das 10 horas!", o sujeito anda e Macgyver - que está vestindo um moleton amarelo da Universidade de Minnesota - o chama pelo nome, durante a conversa, o sujeito, que precisa da ajuda do Mac (só para os amigos íntimos) para entrar num programa de proteção a testemunha, diz o seguinte: "Você não parece com um conhecido perito em segurança pessoal!", entrou em prática aí o protocolo "homem cinza", qualquer pessoa que não conheça a série, com certeza não vai acreditar que esse sujeito é um gênio, altamente treinado, com experiência nas mais diversas situações e que parece um balconista de uma cafeteria, uma aplicação mais prática disso eu desconheço!

Mas como isso funciona? Simples, sendo o mais simples possível a vista de todos, não permitindo que a sua aparência, que os seus acessórios passem uma mensagem sobre quem você é! Por exemplo, a polícia já treina seus agentes para conhecer um bandido apenas pela roupa, por aqui, costuma se dizer que se o sujeito estiver usando o "kit peba" - peças de roupa específicas, bonés, acessórios - ele já merece ser revistado, existem muitas "tatuagens do crime" que já caracterizam claramente um bandido, mas e as pessoas comuns? Suas roupas, acessórios e hábitos podem dizer muito sobre ela, vejamos:

 

  • O "playboy" ou a "patricinha" usa roupas caras, relógios a vista, carros chamativos, celular da moda, jóias a vista;
  • Militares, ex-militares e muitos agentes de segurança andam com roupas táticas, principalmente camisas mais justas, mostrando o fisico, corte de cabelo padrão, costumam usar coturnos ou botas táticas no dia-a-dia, portam lâminas, mas cometem o erro de deixá-las a mostra;  
  • Por aqui, em muitos estados turísticos, é muito fácil saber quem é turista, as roupas, os acessórios, principalmente máquinas fotográficas, celulares, bermudas coloridas e camisas saídas da série de tv "Magnum", dos anos 1980 (Deu para reparar que estou bem nostálgico), e principalmente, com carteiras "estufadas", cheias de cartões de crédito.

Esses são apenas alguns exemplos de leitura de uma pessoa, essas leituras vão definir se a pessoa é uma ameaça ou um alvo.

O objetivo dessa diretiva é fazer com que qualquer pessoa passe despercebida, que passe uma imagem de que não representa nenhum perigo, mas passar despercebido e passar uma imagem de alguém sem importância, não é ser alguém despreparado e sem importância, o objetivo é não deixar que saibam que você é um bom lutador, um policial ou que está carregando algo valioso.

Uma habilidade que é muito útil e que vai te ajudar aqui é a consciência situacional, ela faz com que você tenha a capacidade de idêntificar ameaças e tomar decisões em situações de emergência.

Bem, se você é uma daquelas pessoas que costuma usar um checklist para evitar de esquecer do que tem que fazer, então confira o checklist abaixo com os principais pontos de como ser um gray man:

 

  • Evite chamar atenção com objetos chamativos ou muito caros;
  • Não use roupas que são fáceis de serem lembras, como cores específicas ou estampas muito chamativas;
  • Evite usar calçados chamativos ou muito característicos, como uma bota ou sapato;
  • Tome cuidado com os acessórios que você utiliza;
  • Tenha um comportamento neutro em meio à multidão;
  • Tome cuidado com gírias em sua fala;
  • Siga o fluxo das pessoas;
  • Sempre leve em consideração o contexto da região ou ocasião.

A "diretiva homem cinza" é uma consequência da máxima "Prepare-se para o pior, mas espere o melhor.”. É possível se locomover de maneira rápida, sem alertar outras pessoas e escondendo suas habilidades para quando necessário.


Ao parecer despreparado, as probabilidades de se tornar um alvo em potencial são menores e isso pode garantir sua sobrevivência. Afinal de contas, não chamar a atenção ajuda nesse processo.

Mas entenda uma coisa, o principal sucesso de qualquer diretiva, treinamento, habilidade é a sua adaptação para a realidade de quem a pratica. Você pode ler diversos manuais, ver vídeos, filmes, tudo que possa mostrar isso, mas você tem que adaptar isso para a sua realidade.

Se quiser ver algum filme ou série sobre isso, eu sugiro a série "MacGyver - Profissão Perigo", dos anos 1980, o personagem MacGyver é o melhor exemplo da "diretiva do homem cinza" que pode ser mostrada e aplicada.