quinta-feira, janeiro 14, 2021

Livro: Manual de Sobrevivência na Selva


Boa tarde a todos! Seguindo o projeto de resenhas de livros sobre “Bushcraft”, Sobrevivencialismo, Escotismo, Orientação, etc, enfim, tudo que possa ser relacionado com a atividade que praticamos por aqui, estou apresentando aqui mais um livro que li, analisei e resolvi emitir minha opinião, mas cada um fica livre para fazer sua avaliação.

Há pouco tempo, tomei conhecimento de um livro antigo, escrito por Cícero Feliciano de Pontes, ele trabalhou na região amazônica entre 1973 e 1990, para o Radambrasil, e, posteriormente, para o IDGE, tendo exercido as funções de Enfermeiro de Campo, Administrador de Campo e Chefe de Equipe de Abertura de Clareiras. Sinceramente? Fico imaginando como devia ser trabalhar na Amazônia nos anos 70, isso era coisa de herói, de autênticos "Mateiros" - sei que muita gente gosta do termo "bushcrafters", mas numa boa, estamos no Brasil e falamos português, então o termo é "mateiros" mesmo - relembrando os famosos Bandeirantes da história do Brasil.

Esse livro teve duas edições, uma em 1993 e a segunda em 1996, li todo o livro e gostei do que vi, óbvio que algumas coisas estão defasadas, mas nada que atrapalhe ou invalide seu conteúdo, na minha opinião, mesmo sendo indicado para sobrevivencialismo, ele é um ótimo livro para quem está começando no “Bushcraft”, vale a pena ler, é possível extrair muita coisa boa dele! Uma das vantagens que considero é o fato do autor ter vivenciado na prática o que ele escreveu, e essa experiência inclui a morte de 62 funcionários, a perda de oito aviões, oito helicópteros e quatro barcos. É mole ou quer mais?

O livro é encontrado em sebos, mas também está disponível em pdf na internet, estou disponibilizando aqui a cópia que li no link abaixo, fica a dica de leitura!

Kelsen Pio Belo Coelho

Bússola & Navegação!

Manual de Sobrevivência na Selva


Nenhum comentário: