quinta-feira, abril 09, 2020

Diário de Bordo 10 - Uma semana difícil....


 
06/04/2020 – É interessante como algumas atitudes parecem bagunçar a vida de todo mundo, a internet está em polvorosa por conta da grande possibilidade de demissão do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta derrubou a Bolsa de Valores, e com isso, toda uma onda de insegurança assolou a nação, do rico ao pobre, e tudo por causa da falta de postura de liderança num momento como esse, acho que hoje em dia as pessoas não sabem o que significa ser um líder, parece que reina a "síndrome de Tarzan", tudo se resolve no grito, ordens são dadas como se fossem sentenças de morte, não parece que vivemos numa democracia, e ao contrário do que se espera, tais atitudes só aumentam o abismo entre as pessoas, um líder conquista, orienta, é forte e passa uma imagem de força e certeza de que os problemas serão resolvidos, as palavras de um bom líder ecoam através do vento e do tempo, sempre sendo lembradas a todos, acha que não? Bom, as melhores definições de um líder são as seguintes:
         Líder:
1.     substantivo de dois gêneros
a.     indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros.
b.     pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.
c.      "via-se que ela era a l. natural da turma"

       A Bíblia ensina que:

2.     A liderança é uma grande responsabilidade. Liderar não é mandar nos outros nem ser dominador. Liderar é guiar, ensinar e preparar as pessoas. O líder é responsável por ajudar no crescimento das pessoas.

3.     Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Mateus 20:25-28



Todos esses conceitos de um bom líder me deram uma visão bem diferente do que é esse papel, um líder é um exemplo e o seu exemplo, guia, ensina, atrai os liderados, todo esse ambiente de medo e insegurança deve estar acima de egos inflados, o avanço da Covid-19 já está em crescimento exponencial, e as previsões não são as melhores.... ao longo da vida, estudei, li e fui ensinado de diversos líderes da história e que fizeram história, seu poder de convencimento vinha de suas palavras, que eram apoiadas por seu exemplo, e nações seguiram adiante apoiadas nesses discursos, Inglaterra de Churchill, a França de De Gaulle, o próprio Juscelino Kubitschek e acima de tudo, Jesus Cristo, são alguns exemplos de liderança. O Brasil ainda engatinha nesse sentido, e muitas vezes caminha para trás..... JK tinha um lema bem interessante, ele dizia: “Eu tive sempre um lema: não tenho compromisso com o erro. Se errei, tenho que voltar atrás!”, é uma pena que esse valor parece perdido hoje....  o país viveu uma polvorosa devido a essa situação, a ponto de outros poderes pressionarem claramente o presidente da república para não permitir essa atitude, o ruim é que essa fratura dos poderes num momento como esse pode significar uma fratura séria no país.


07/04/2020 – Hoje já comecei a vivenciar ainda mais a questão do isolamento social e a parada total do comércio, não tem nenhum lugar que tenha botijão de gás para vender, nem nas cidades satélites mais próximas, e não há previsão de chegada, alguns já estão estocando, outros revendendo a praticamente o dobro e “assim continua caminhando a humanidade....”, os números no Brasil já são assustadores, foram 114 mortes em 24 horas, sem contar o crescimento do número de infectados, tudo isso somado ao fato de que não há testes suficientes para confirmar os infectados, e os laboratórios não estão dando conta da demanda, acumulando pedidos de exame de pessoas que já morreram, parece surreal algo assim, já se fala em mais de 20 mil exames acumulados esperando o resultado, vi um documentário sobre a questão da epidemia na Alemanha, apesar de estar no epicentro da doença, a Alemanha tem apresentado baixíssimos índices de morte, ficando totalmente fora das curvas de projeções, mas o que leva esse país a isso foi a seriedade com que essa questão foi tratada pelo governo, a própria chanceler Angela Merkel disse em cadeia nacional que: “.... essa epidemia é muito pior do que quando a Alemanha estava dividida em duas, é muito pior que a 2ª Guerra Mundial!”, isso vindo da chanceler Alemã, e referenciar a 
2ª Guerra Mundial mostra o quão grave é visto essa questão por lá, estima-se que a Alemanha esteja fazendo 500 mil testes por semana, além de adotar posturas sérias quanto ao isolamento social, não tem como não comparar a situação e a postura lá e aqui, lá a mesma doença não foi comparada como uma “gripezinha”, não houve pressão no ministro da saúde para relaxar o combate, para liberar medicamentos por conta própria, não houve crítica a governadores e outros administradores por tomarem medidas segundo a OMS, enfim, hoje esse país colhe os frutos de seu trabalho e de se colocar como prioridade a vida humana.


08/04/2020 – Só hoje me dei conta que estou na “semana santa”, perto de um feriado de páscoa, é engraçado, toda a mudança causada.... nunca vi tantos ovos de páscoa já serem oferecidos com desconto de 50%, e ainda assim não tem tido muita saída.... as peixarias têm reclamado da baixa saída de peixes, mas sinceramente.... talvez agora as pessoas comecem a entender o verdadeiro significado da Páscoa, que sinceramente já é bem bagunçada e ensinada errada, pois coelho não põe ovo, e muito menos ovo de chocolate, o sacrifício de Cristo na cruz, foi para redenção de toda a humanidade, e não para turbinar as vendas de alguns grupos e entupir todo mundo de chocolate, são as pequenas coisas que determinam toda uma direção, se fomos ensinados e ensinamos as crianças que páscoa é chocolate, não é de se admirar que em épocas difíceis, vivemos o “cada um por si”, é um fato, ninguém será o mesmo depois dessa epidemia, as lições estão aí, somente os tolos não irão aprender nada com elas, alguns estados já estão começando a relaxar a questão do isolamento, permitindo a reabertura do comércio, e tudo isso sem consultar as próprias autoridades sanitárias, podemos viver um caos biológico sem precedentes se essas irresponsabilidades continuarem, não há como dizer que será diferente, e achismos não vão impedir desastres.


09/04/2020 – Hoje comecei a ver que a possibilidade de conflitos urbanos e distúrbios civis começa a se desenhar no horizonte, posso parecer maluco ou pessimista, mas as previsões econômicas no país não são as melhores, durante essa semana o que mais se falou foi no cadastro para pagamento do auxílio de R$600,00 que o Governo Federal está dando nesse período, mas é fato que 2020 será um ano praticamente perdido, e infelizmente devido ao padrão educacional do nosso país, vamos levar tempo para voltar para os trilhos, não é de hoje que se fala das diversas dificuldades comerciais no país, impostos pesados, pouca qualificação da mão-de-obra, falta de equiparação com os padrões comerciais externos para tornar nossos produtos mais competitivos, em uma época de globalização, nossa indústria vai sofrer bastante, e será um efeito dominó, e quem estiver na ponta vai sofrer mais, e é um fato, se uma pessoa vê sua família passando necessidades e não tem nada a perder, fará o que julgar necessário, pois nesse momento, certo ou errado são apenas conceitos....

Kelsen Pio Belo Coelho

Nenhum comentário: