quinta-feira, abril 23, 2020

Dia do Escotismo


Hoje, 23/04/2020 é um dia especial, hoje é o Dia do Escotismo no Brasil, uma atividade que na minha opinião deveria ser disciplina obrigatória nas escolas, não pude ser escoteiro, mas meu filho é, já ajudei no grupamento dele e tenho muitos amigos que falam o quanto isso mudou suas vidas, afinal.... SEMPRE ALERTA! MELHOR POSSÍVEL! SERVIR!
        
         Todo esse movimento se deve a um homem, Baden-Powell, um general inglês, que resolveu extrair o melhor de todo o seu conhecimento militar e leva-lo aos jovens e decidiu fazê-lo de uma forma bem inusitada.

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Sem pretender trazer a rigidez militar para o Movimento Escoteiro, Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de fomento à camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional.

Baden-Powell utilizou-se dos saberes e habilidades que aprendeu no serviço militar em lugares agrestes da índia e da África, quando se tornou conhecido como “Impisa”, (“o lobo que nunca dorme”, em português, pelas suas missões noturnas) para ajudar a juventude. Pode-se dizer que a faísca iniciadora do Escotismo foi a publicação do livro “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting, 1899, de B-P), que continha informações para os militares sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo, e que os rapazes ingleses usaram para se divertir de maneira aventurosa. Baden-Powell foi considerado um herói por haver resistido vitoriosamente a um cerco de 217 dias em Mafeking, África do Sul, durante a Guerra dos Bôeres.
Percebendo o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-lo para ser um acréscimo atraente ao programa das escolas britânicas. Reuniu experiências e as atividades dos exploradores para criar algo que pudesse realmente ser utilizado na educação e formação dos jovens: o Escotismo.
No dia 1º de agosto de 1907, ele levou 20 rapazes para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro do mundo – essa era a forma que B-P havia encontrado para testar suas ideias. Ao longo de oito dias, ele aplicou diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação e boas ações. Ele havia pensado nessa diversidade de práticas para que os jovens pudessem voltar para casa mais independentes e com novas habilidades.
O acampamento foi um sucesso e, no início do ano seguinte, Baden-Powell lançou as seis edições do guia “Escotismo para Rapazes”, sem sonhar que estaria fundando o maior movimento educacional de jovens do planeta. A busca pelos manuais foi tão grande que ocasionou o surgimento de Tropas Escoteiras por toda parte. Em vista dessa inesperada expansão do Movimento, B-P solicitou que fosse passado para a reserva (aposentadoria) do Exército, a fim de dedicar-se à sua “segunda vida”, como chamava o Escotismo. Passou, então, a viajar por diversos países, para orientar a constituição e o trabalho das associações escoteiras e para fazer do Escotismo uma grande fraternidade mundial.


         Não pude ser escoteiro, mas me tornei um “bushcrafter” e é impressionante o quanto essas atividades são interligadas, e vejo que colegas que foram escoteiros tem habilidades muito maiores, e todos relatam o quanto suas vidas foram transformadas para melhor, acho que isso é algo que precisamos recuperar, e digo recuperar porque aqui no Brasil o movimento escoteiro poderia ser 10, 100 vezes melhor se houvesse um pouco mais de interesse e apoio, com certeza não estaríamos vivendo uma geração de revoltadinhos, donos de si e cheios de direito, mas incapazes de ajudar os pais em casa, não respeitando professores e se envolvendo mais cedo em coisas erradas.

         Parabéns aos escoteiros do Brasil, SEMPRE ALERTA! MELHOR POSSÍVEL! SERVIR!

Kelsen Pio Belo Coelho

quarta-feira, abril 22, 2020

Diário de Bordo 11 - Prosseguindo.....

10/04/2020 – Resolvi começar o dia trabalhando em minha “kuksa”, fazer trabalhos manuais, principalmente em madeira são uma terapia para mim, toda essa mudança no planeta vai fazer com que todos revejam diversos conceitos, uma das dificuldades que encontrei foi justamente com as ferramentas, não foi fácil conseguir formões do tipo goiva reto e não consegui até agora formões curvos, mas nada como um bom desafio, a madeira ainda está um pouco verde no interior, fiz  primeira parte, esculpindo o básico e dando uma primeira forma nela, os casos de Covid-19 por enquanto estão se mantendo baixos aqui em Brasília, vamos ver até quando isso vai continuar.


11/04/2020 – A população parece não estar levando muito a sério a questão da pandemia, muita gente nas ruas sem necessidade, digo isso por ver gente fazendo corrida e ginásticas em aparelhos públicos, o comércio vem tentando se virar como pode, muita gente tem improvisado diversas formas para se manter, mas é um fato que essa pandemia será um marco, nada será como antes, em todos os sentidos, principalmente econômico, teremos que nos reinventar, ninguém estará mais seguro financeiramente como antes, pois o que vivenciamos agora, não foi algo ainda catastrófico como a “MAR”, continuam as brigas de “egos”, alguns querem o fim da quarentena, outros discordam e afirmam que seguirão os protocolos da OMS, o que me chama a atenção é que parece haver mais destaque e empenho em bate-boca do que em soluções, já é um fato que o nosso sistema de saúde não está nem de perto preparado para a demanda da Covid-19, mas até agora não surgiram novas soluções para esse problema, acho que poderemos viver uma “guerra hospitalar” que iremos perder....

12/04/2020 – Resolvi levar meu filho Kalebe para trabalhar em sua kuksa, afinal se ele quer uma, nada melhor do que começar a fazer a sua, não deixou de ser engraçado ver ele suando e se cansando, mas tudo é aprendizado, colocar objetivos e realiza-los é um grande passo na formação de um caráter, nesses tempos de isolamento, poder disciplinar a mente para cumprir metas e objetos faz uma enorme diferença. Muitas pessoas tem divulgado desafios, metas, objetivos, tudo criando uma corrente do bem, de forma que se possa passar por esse momento de uma forma melhor.


13/04/2020 – A situação governamental está bem tensa, o ministro Mandetta deu uma entrevista no Fantástico e de uma certa forma, “alfinetou” o presidente, ao dizer que: “.... a população não sabe a quem ouvir, se o presidente, se o ministro da saúde...”, “... é preciso haver um diálogo único em todo o governo...”, bom, mesmo sendo uma verdade, política é política e isso é um problema, pois os egos muitas vezes se sobrepõe ao lado técnico, o mercado financeiro é claro já está em polvorosa, e as brigas entre o presidente e os governadores já se acirrou, e infelizmente os números da Covid-19 estão crescendo, e em proporções bem maiores, uma prova de que as pessoas não estão mais respeitando o isolamento social, e mesmo quando saem, não tem mais tomado os devidos cuidados, parece brincadeira isso, a mídia relata o número de mortos pelo mundo afora, principalmente na Itália, Espanha e EUA, onde os Governos tem endurecido as regras quanto ao isolamento e tentando achatar a curva de mortes, muita gente ainda não entendeu a gravidade disso por aqui.


14/04/2020 – Depois de muito tempo, novamente vi a gasolina cair de preço... aí, aí... é engraçado, durante tanto tempo, a gasolina parecia ser algo imprescindível em nossas vidas, e que tinha como parar o carro por um dia ou dois e agora, muitos veículos só saem da garagem uma ou duas vezes por semana... quem disse que não podemos nos adaptar? Em meio a toda a essa situação, fico feliz em ver mais e mais pessoas se empenhando em ajudar quem precisa, grupos indicando pequenos comerciantes e pessoas que estão trabalhando em casa, gente arrecadando alimentos e produtos de higiene, até pessoas se propondo a ajudar vizinhos que não podem sair de casa, nesses momentos veremos muitas máscaras caírem, muitos anjos surgirem. As vezes penso que não vou me espantar com mais nada, mas a cada notícia dos números de mortos da Covid, fico impressionado e preocupado, pois os estudos apontam que ainda não atingimos o pico da pandemia, e ele está sendo prorrogado porque foram tomadas as devidas medidas de isolamento, mas devido ao relaxamento, esses números estão aumentando.....

15/04/2020 – Hoje resolvi dar uma trégua com toda essa questão de pandemia e me desligar um pouco, fui estudar música, ler alguns livros, enfim... precisei me desligar um pouco, pois é incrível como toda essa situação gera um estresse, um esgotamento emocional.... fui ouvir alguns álbuns antigos de blues, choro e gospel.... devo admitir que foi muito relaxante e desentoxicante, tenho que fazer isso mais vezes.

Kelsen Pio Belo Coelho

quinta-feira, abril 09, 2020

Diário de Bordo 10 - Uma semana difícil....


 
06/04/2020 – É interessante como algumas atitudes parecem bagunçar a vida de todo mundo, a internet está em polvorosa por conta da grande possibilidade de demissão do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta derrubou a Bolsa de Valores, e com isso, toda uma onda de insegurança assolou a nação, do rico ao pobre, e tudo por causa da falta de postura de liderança num momento como esse, acho que hoje em dia as pessoas não sabem o que significa ser um líder, parece que reina a "síndrome de Tarzan", tudo se resolve no grito, ordens são dadas como se fossem sentenças de morte, não parece que vivemos numa democracia, e ao contrário do que se espera, tais atitudes só aumentam o abismo entre as pessoas, um líder conquista, orienta, é forte e passa uma imagem de força e certeza de que os problemas serão resolvidos, as palavras de um bom líder ecoam através do vento e do tempo, sempre sendo lembradas a todos, acha que não? Bom, as melhores definições de um líder são as seguintes:
         Líder:
1.     substantivo de dois gêneros
a.     indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros.
b.     pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.
c.      "via-se que ela era a l. natural da turma"

       A Bíblia ensina que:

2.     A liderança é uma grande responsabilidade. Liderar não é mandar nos outros nem ser dominador. Liderar é guiar, ensinar e preparar as pessoas. O líder é responsável por ajudar no crescimento das pessoas.

3.     Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Mateus 20:25-28



Todos esses conceitos de um bom líder me deram uma visão bem diferente do que é esse papel, um líder é um exemplo e o seu exemplo, guia, ensina, atrai os liderados, todo esse ambiente de medo e insegurança deve estar acima de egos inflados, o avanço da Covid-19 já está em crescimento exponencial, e as previsões não são as melhores.... ao longo da vida, estudei, li e fui ensinado de diversos líderes da história e que fizeram história, seu poder de convencimento vinha de suas palavras, que eram apoiadas por seu exemplo, e nações seguiram adiante apoiadas nesses discursos, Inglaterra de Churchill, a França de De Gaulle, o próprio Juscelino Kubitschek e acima de tudo, Jesus Cristo, são alguns exemplos de liderança. O Brasil ainda engatinha nesse sentido, e muitas vezes caminha para trás..... JK tinha um lema bem interessante, ele dizia: “Eu tive sempre um lema: não tenho compromisso com o erro. Se errei, tenho que voltar atrás!”, é uma pena que esse valor parece perdido hoje....  o país viveu uma polvorosa devido a essa situação, a ponto de outros poderes pressionarem claramente o presidente da república para não permitir essa atitude, o ruim é que essa fratura dos poderes num momento como esse pode significar uma fratura séria no país.


07/04/2020 – Hoje já comecei a vivenciar ainda mais a questão do isolamento social e a parada total do comércio, não tem nenhum lugar que tenha botijão de gás para vender, nem nas cidades satélites mais próximas, e não há previsão de chegada, alguns já estão estocando, outros revendendo a praticamente o dobro e “assim continua caminhando a humanidade....”, os números no Brasil já são assustadores, foram 114 mortes em 24 horas, sem contar o crescimento do número de infectados, tudo isso somado ao fato de que não há testes suficientes para confirmar os infectados, e os laboratórios não estão dando conta da demanda, acumulando pedidos de exame de pessoas que já morreram, parece surreal algo assim, já se fala em mais de 20 mil exames acumulados esperando o resultado, vi um documentário sobre a questão da epidemia na Alemanha, apesar de estar no epicentro da doença, a Alemanha tem apresentado baixíssimos índices de morte, ficando totalmente fora das curvas de projeções, mas o que leva esse país a isso foi a seriedade com que essa questão foi tratada pelo governo, a própria chanceler Angela Merkel disse em cadeia nacional que: “.... essa epidemia é muito pior do que quando a Alemanha estava dividida em duas, é muito pior que a 2ª Guerra Mundial!”, isso vindo da chanceler Alemã, e referenciar a 
2ª Guerra Mundial mostra o quão grave é visto essa questão por lá, estima-se que a Alemanha esteja fazendo 500 mil testes por semana, além de adotar posturas sérias quanto ao isolamento social, não tem como não comparar a situação e a postura lá e aqui, lá a mesma doença não foi comparada como uma “gripezinha”, não houve pressão no ministro da saúde para relaxar o combate, para liberar medicamentos por conta própria, não houve crítica a governadores e outros administradores por tomarem medidas segundo a OMS, enfim, hoje esse país colhe os frutos de seu trabalho e de se colocar como prioridade a vida humana.


08/04/2020 – Só hoje me dei conta que estou na “semana santa”, perto de um feriado de páscoa, é engraçado, toda a mudança causada.... nunca vi tantos ovos de páscoa já serem oferecidos com desconto de 50%, e ainda assim não tem tido muita saída.... as peixarias têm reclamado da baixa saída de peixes, mas sinceramente.... talvez agora as pessoas comecem a entender o verdadeiro significado da Páscoa, que sinceramente já é bem bagunçada e ensinada errada, pois coelho não põe ovo, e muito menos ovo de chocolate, o sacrifício de Cristo na cruz, foi para redenção de toda a humanidade, e não para turbinar as vendas de alguns grupos e entupir todo mundo de chocolate, são as pequenas coisas que determinam toda uma direção, se fomos ensinados e ensinamos as crianças que páscoa é chocolate, não é de se admirar que em épocas difíceis, vivemos o “cada um por si”, é um fato, ninguém será o mesmo depois dessa epidemia, as lições estão aí, somente os tolos não irão aprender nada com elas, alguns estados já estão começando a relaxar a questão do isolamento, permitindo a reabertura do comércio, e tudo isso sem consultar as próprias autoridades sanitárias, podemos viver um caos biológico sem precedentes se essas irresponsabilidades continuarem, não há como dizer que será diferente, e achismos não vão impedir desastres.


09/04/2020 – Hoje comecei a ver que a possibilidade de conflitos urbanos e distúrbios civis começa a se desenhar no horizonte, posso parecer maluco ou pessimista, mas as previsões econômicas no país não são as melhores, durante essa semana o que mais se falou foi no cadastro para pagamento do auxílio de R$600,00 que o Governo Federal está dando nesse período, mas é fato que 2020 será um ano praticamente perdido, e infelizmente devido ao padrão educacional do nosso país, vamos levar tempo para voltar para os trilhos, não é de hoje que se fala das diversas dificuldades comerciais no país, impostos pesados, pouca qualificação da mão-de-obra, falta de equiparação com os padrões comerciais externos para tornar nossos produtos mais competitivos, em uma época de globalização, nossa indústria vai sofrer bastante, e será um efeito dominó, e quem estiver na ponta vai sofrer mais, e é um fato, se uma pessoa vê sua família passando necessidades e não tem nada a perder, fará o que julgar necessário, pois nesse momento, certo ou errado são apenas conceitos....

Kelsen Pio Belo Coelho

terça-feira, abril 07, 2020

Diário de Bordo 9 - Seguindo a vida.....


03/04/2020 – Tive que ir HRAS/HMINB, um hospital público hoje, não para me tratar nem nada, mas apenas para ver uma pessoa, curiosamente, o hospital não estava tão cheio como em outras épocas, irônico.... é um bom hospital e já precisei ir diversas vezes lá, por não ser um dos hospitais de referência no combate ao Covid-19, a demanda está bem reduzida. O complicado é colocar em prática a maioria das atividades e projetos, a maior batalha a ser travada agora é na mente, é preciso 21 dias para se criar um hábito e 90 dias para torná-lo uma rotina, esse período agora é fundamental para nossas vidas, um verdadeiro divisor de águas. Outro fato está se encaminhando para ser um grande problema no país, vários países além do Brasil, estão acusando os EUA de estarem atropelando acordos comerciais e estocado todo o tipo de equipamento e material médico, principalmente os vindos da China, oferecendo valores maiores em contratos de outros países, proibindo suas fábricas americanas de exportarem suprimentos médicos para outros países, fica claro que nesses tempos, muitos ainda pensando somente em si e não nos outros e o mundo pode caminha para conflitos bem mais sérios, o que se vê agora é quem pode mais, terá mais chances, quem pode menos, que conte seus mortos e vire estatística. Eu pessoalmente acredito na Bíblia e no que ela diz, acredito que todos os atos têm consequências, ninguém pediu para estar no meio dessa pandemia, mas o que fazemos agora definirá as nossas vidas, eu escolho ser melhor, fazer o melhor, ajudar a quem puder, assim como tenho visto, muitas pessoas tem se levantado para ajudar, a solidariedade tem brotado muitas vezes de quem menos se espera, as vezes me impressiona o que eu falo e acaba acontecendo, já disse antes e repito, esse momento da história da humanidade, faz brotar o melhor e o pior das pessoas....

04/04/2020 – Meus últimos dias foram péssimos, dormi muito mal, meu corpo já apresenta dores em determinados músculos, o que evidencia a falta de atividade física, em períodos normais, estaria quase no limite em atividades físicas e treinamentos.... hoje bateu uma vontade de estar mergulhando, debaixo d’água, em paz.... estou tentando agora algumas atividades mateiras, conversei com um amigo do instagram, o Ide_bushcraftsobrevivencia (@ide_bushcraftsobrevivencia), ele fez um trabalho bem bacana esculpindo um rolo de macarrão em um galho de árvore, foi uma ótima sugestão de atividade, sugeri a ele que tratasse a madeira com óleo para evitar rachaduras, é bom dividir conhecimento e ajudar as pessoas, muitos amigos da comunidade bushcraft e sobrevivencialistas tem se movimentado mais para divulgar conhecimento, lançando desafios, exercitando projetos, enfim.... cada um procura um jeito de se ocupar.... o que mais me preocupa agora é a crescente briga do presidente da república com o ministro da saúde, sou obrigado a admitir, há muito tempo eu não via um ministro tão efetivo e profissional como esse, é um fato que agora o principal são as vidas, cabe ao governo manter e ajudar a população, mas o risco de uma contaminação gigante é real e muito alta, há algum tempo, postei um artigo falando sobre uma pesquisa de cientistas britânicos que afirmavam em números que o não combate a pandemia do Covid-19 poderia provocar 2 milhões de mortes nos EUA, 2 milhões na Inglaterra, e baseado nesse estudo, um cientista brasileiro projetou 1 milhão de mortes no Brasil, bom.... o último levantamento feito, mostrou que essa pandemia já superou a média prevista de mortes, a Covid-19 matava 2,5% dos infectados, mas até agora os números mostram que a Covid-19 já matou 4% dos infectados... seria o começo do fim?

A Bíblia fala do “princípio das dores”, um período em que tantas desgraças e males estariam assolando a humanidade, que muitos acabariam questionando isso, “Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.(Mateus 24:7-8). Bom, ainda não é o fim, e sinceramente? Do jeito que estamos destruindo o planeta, acabando com o meio-ambiente, não é surpresa que tudo isso esteja acontecendo, para quem não sabe, a Terra é um organismo vivo, a natureza é um conjunto de biomas com vida, muitos especialistas afirmam que assim como o corpo humano produz anticorpos para combater um vírus, o mesmo ocorre com a natureza, assim como diversos animais criam anticorpos para vírus e venenos, a produção de antídotos de venenos de animais peçonhentos, bem como a descoberta da imunizações e vacinas como a da varíola se deram dessa forma, assim, há correntes que defendem que essas novas pandemias, aliadas a outros desastres naturais seriam uma forma de “anticorpos da Terra” para exterminar a maior ameaça a ela, o Homem.


Teorias a parte, é um fato que diversas lições devem ser aprendidas com essa pandemia, sejam elas pessoais ou coletivas, humanas ou materiais, não podemos nos permitir continuarmos os mesmos, não se enganem, novas epidemias virão, a própria história mostra isso, se vamos estar preparados para uma próxima ameaça biológica, isso vai depender de cada um.


05/04/2020 – Tem feito muito calor por esses dias, as chuvas estão bem escassas e ter que ficar em casa sem sair só piora a situação.... tento imaginar que estou num treinamento de sobrevivência – o que de uma certa forma é verdade – e vou me adaptando. Vi a publicação do meu amigo amigo do instagram, o Ide_bushcraftsobrevivencia (@ide_bushcraftsobrevivencia), publicou um vídeo onde seguiu meu conselho de tratamento com óleo para evitar que a madeira que ele havia trabalhado rachasse, e nesse vídeo ele deu uma ótima explanação bíblica sobre o tratamento da madeira, o espírito santo e o homem, para quem quiser saber, é só acessar o perfil dele no instagram e ver, fiquei bastante feliz com o que vi, assisti a uma série da Netflix – Preparados para o Fim – que fala de sobrevivencialistas americanos, o que fazem, porque fazem, seus planos para uma situação de emergência, é possível ver de tudo, de pessoas que afirmam que a economia americana caminha para o caos, ao medo de ataques terroristas cibernéticos, distúrbios civis, crises naturais que acabem com a agricultura e consequentemente com os alimentos, até gente que acredita na possibilidade da colisão de um cometa com a Terra, bom, teorias a parte, admito que muita coisa mostrada ali tem fundamento, a essência do que é mostrado deveria ser mais constante em nossas vidas, um bom exemplo é o que vivemos agora, e a incerteza do que virá nos próximos meses.


Uma coisa eu percebi e afirmo, ter conhecimento e novas habilidades é um grande diferencial, conhecer técnicas de bushcraft a fundo são essenciais para qualquer sobrevivencialista, pois quanto mais se depender de si mesmo e suas habilidades e não tiver que depender tanto de fatores externos, isso será o diferencial entre sobreviver e morrer.

Já estou bolando novos projetos e novos aprendizados, coisas que eu possa usar a qualquer momento, técnicas de plantio (horas, sementes, produção de mudas), nós e amarrações (Sempre Alerta!), entalhes em madeira, tenho tentando atualizar minha leitura, melhorar meu conhecimento em primeiros socorros, enfim, tudo o que for possível para trabalhar o principal universo que temos.... nossa mente... vamos passar por essa tempestade e um novo amanhecer virá, mas primeiros teremos que passar pela tempestade.....

Kelsen Pio Belo Coelho




domingo, abril 05, 2020

Diário de Bordo 8 - Covid-19 - Realidades.....


30/03/2020 – A pandemia parece estar saindo do controle, os números mundiais mostram um desastre crescente, aqui no Brasil as taxas de contaminação e mortes são alarmantes, praticamente uma progressão geométrica, por aqui parece que estamos vivendo novamente as eleições de 2018, onde a tensão entre “coxinhas versus mortadelas” ultrapassou os limites do racional,  fica difícil hoje tentar assumir um lado, muita gente, mas muita mesmo depende de seu trabalho, seja como autônomo ou empregado, o complicado é a demora em ações mais efetivas do governo federal em prol dessas pessoas, não pretendo entrar aqui em questões políticas, mas uma observação social, vejo aqui que as pessoas não estão dando a devida importância a essa questão da pandemia, o potencial de fatalidades dela já superou a média prevista e só tende a piorar, e ainda há muita falta de informação para as pessoas, seja quanto ao isolamento social, seja quanto ao uso das máscaras - inclusive as de pano – aos sintomas e como fazer uma pré-identificação, e mais do que a própria Covid-19, a ignorância pode provocar muito mais fatalidades que a doença.

31/03/2020 – Tenho visto algumas coisas que me fazem ter esperança no ser humano, as redes de solidariedade parecem estar aumentando, muitas pessoas têm feito indicações, colaborado, ajudado de alguma forma quem tem menos, mas tenho constatado que muito do que se prevê para os próximos meses está caminhando para se realizar, o aumento de diversos produtos já é visível, outros como os combustíveis estão caindo de preço, mas muita gente já está ficando sem reservas, principalmente alimentares, nas poucas vezes que tive que ir ao mercado - acabei indo ao Carrefour -  observei o seguinte: poucas pessoas em mercados, e placas de limites de quantidade de certos itens para comprar, óbvio que isso está em itens de limpeza, alimentos enlatados e outros que possam ser armazenados. O uso das máscaras já é bem mais comum, sejam elas descartáveis, de pano ou a N95 (deveria ser de uso exclusivo para profissionais de saúde), assim como uma postura dos mercados de na entrada da loja, disponibilizarem álcool em gel para limpeza das mãos e um funcionário limpa o carrinho com álcool, atitudes que podem fazer a diferença nesse período. Estou sentindo bem mais os efeitos da quarentena em meu corpo, a falta de uma maior atividade física já é sentida pelo meu organismo, sei que vou ter muito trabalho ao fim desse período, mas dado os últimos número é preferível esse caminho, pois terei a chance de ter um futuro para continuar.....

01/04/2020 – Hoje é o famoso “dia da mentira”, mas toda essa questão de pandemia não é mentira, é bem verdade, assim como os números de mortos divulgados, a Itália teve 724 mortes em 24 horas, e os EUA estão apresentando números crescentes, aqui em Brasília já são 4 mortes pelo Covid-19, e mais infectados, o Governador estendeu o prazo de quarentena até o dia 03/05/2020, para alívio de uns, desespero de outros e ódio de mais alguns, assim é o ser humano, somado a isso, por Brasília ser também a sede do poder federal, e devido a opinião do presidente da república, as brigas e provocações estão se tornando mais frequentes na mídia, algo que sinceramente, não ajuda em nada. Tenho visto meus amigos mateiros postando diversas lembranças, desafios, e muita gente colocando em práticas diversos projetos que estavam engavetados, nada melhor do que ocupar a cabeça com isso, vi uma frase curiosa que dizia o seguinte: ”Se nessa quarentena, você não leu um livro, não colocou um projeto em prática e não desenvolveu uma habilidade, a desculpa não é a falta de tempo, e sim a falta de disciplina!”, é um fato, gostei, pensei, repensei e quero encarar mais ainda esse desafio, espero que mais pessoas se ocupem com isso e parem de prolongar essa guerra “virtual”, nunca vi e nunca recebei tanta porcaria pró e contra o governo, dizendo que a pandemia é frescura, outros que é o “julgamento de Deus”, mas gente mostrando coisa útil, isso é bem pouco, é curioso, mas um pensamento de Carl Sagan (1934 – 1996) já antigo é dizia o seguinte: “Nós construímos uma sociedade baseada em ciência e tecnologia, na qual ninguém entende de ciência e tecnologia. E essa mistura inflamável de ignorância e poder, cedo ou tarde, irá explodir na nossa cara.”, é engraçado o quanto isso é atual.....

02/04/2020 – Precisei novamente sair para algumas compras e ir à farmácia, as ruas estão mais desertas, pouquíssimas lojas estão abertas e atendendo com diversas restrições, faixas de isolamento, muitas estão com grades, atendendo as pessoas na rua, farmácias com linhas de distância para os balcões e caixas, ninguém mais estranha ver pessoas com máscara ou atender dessa forma, hoje vi que os EUA ultrapassaram China, Itália e Espanha em número de mortos, foram 22.962 casos em 24 horas, mais de 300 mil contaminados e mais de 1.000 mortes em 24 horas, não consegui visualizar isso em minha cabeça, e meu medo é que se em uma nação com o potencial, com agências governamentais de controle e combate e tecnologia, o número de mortos e infectados já atingiu esses números, com previsões assustadoras de crescimento, imagine o Brasil? Segundo os especialistas, o auge da pandemia se dará do dia de hoje até praticamente o fim do mês de abril, mas infelizmente, os números podem disparar devido à falta de seriedade com essa pandemia, sei que é muito complicado, mas não adianta as pessoas irem para a rua abrir o seu comércio e dali irem para o cemitério, o período agora vai exigir muito de todos, e não vai ser fácil, mas também não será impossível, agora é momento de se cobrar das autoridades todas as medidas possíveis para se ajudar quem precisa, mas a questão é se as mesmas pessoas que tanto brigam nas redes sociais, estarão dispostos a fazer isso....

Kelsen Pio Belo Coelho