Em Genesis 2, e mostrada a criação do Jardim do Éden, do homem e da mulher, "...E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, da banda do Oriente, e pos ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável a vista e boa para comida...." (Gn 2: 7-8), temos aqui um fato muito comum, a disponibilidade de recursos para um indivíduo e sua família, sem a preocupação de que um dia isso poderia acabar, a única condição para manter esse recurso não foi cumprida e como resultado, Adão e Eva foram expulsos do Jardim do Éden, tendo Adao recebido a seguinte punição: "....maldita e a terra por causa de ti, com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá, e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que tornes a terra..." (Gn 3:17-18), ou seja, desse ponto em diante, Adão que ate tinha uma vida ótima sem ter que se preocupar com nada, ficou sem nada e teve que comecar do zero, teve que criar suas próprias ferramentas, teve que trabalhar a terra - algo que ate então ele nunca tinha feito - para produzir sua comida, colher, armazenar, preparar, teve que desenvolver habilidades de bricolagem e carpintaria, criar um abrigo, enfrentar chuva, frio, seca, ou seja, uma situação ele não estava preparado.
E o que isso tem a ver com sobrevivencialismo e bushcraft? Atualizando essa situação, até pouco tempo, o mundo foi pego com a pandemia de Covid-19 - que ainda não terminou - e isso fez uma reviravolta em toda a sociedade, todos aqui sabem das inúmeras frentes de trabalho que fecharam, do desemprego crescente, da falta e da alta nos preços dos alimentos, muitas pessoas voltaram a morar com os pais ou demais parentes por terem perdido seus empregos, o mundo parou por um tempo e não se sabia o que viria, havia sim um grupo de individuos - sobrevivencialistas - preparados para este tipo de situação, que já tinham seus estoques de alimentos, reservas de combustivel, remedios, roupas e principalmente, haviam mantido um controle financeiro de forma a reduzir suas despesas e dívidas ao máximo, e tudo isso, já é ensinado na Bíblia, Provérbios 6:6-11 diz: "Observe a formiga, preguiçoso reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você."
Esse e apenas um dos inúmeros ensinamentos, além dos relatos e orientações sobrevivencialistas, a Bíblia e com certeza o 1° manual de sobrevivencialismo da humanidade, assim, este será o início de uma série de postagens e vídeos abordando especificamente essa questão, até a próxima postagem.
Kelsen Pio Belo Coelho
2 comentários:
Bravo, e com a historia dos nossos patriarcas é que aprendemos e iremos viver mais seguros..parabens pela 1°capitulo..kelsen
Bela abordagem. (Grande abraço do amigo Aranha Kayak)
Postar um comentário