Bom, começando 2014, já estou apresentando a vocês uma pequena explicação do novo modelo tarifário das contas de luz, as chamadas "Bandeiras Tarifárias".Como todo mundo sabe, a maior parte da nossa energia vem da produção de usinas hidroelétricas, que para sua geração dependem do volume de água em seus reservatórios, que por sua vez dependem das chuvas, aí meu amigo, só Deus! Em épocas de estiagem, o nível de todas as barragens caiu bastante e com as mudanças climáticas isso fica ainda pior, mas ironicamente, o consumo de energia aumenta devido ao uso de ventiladores e principalmente de aparelhos de ar-condicionado - que já estão em falta no mercado neste início de ano devido ao calor - assim, as usinas chegam ao limite de sua capacidade de fornecimento e vêm com elas os famosos "apagões", como nenhuma providência é tomada para solucionar o caso - usinas de energia solar seriam as principais opções - sobrou para o consumidor pagar a conta, como? Bom, a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica criou as chamadas "Bandeiras Tarifárias" que variam conforme o clima da região - se é época de estiagem ou chuvas - e seu funcionamento é o seguinte: o consumidor sofrerá acréscimos, multas em sua conta se houver um consumo acima da média estipulada em determinados horários, os chamados "horários de pico", a tarifação é a seguinte:
O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos
semáforos - e indicam o seguinte:
- Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;
- Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos;
- Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sobre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.
Veja a
qual subsistema o seu estado pertence:
- Subsistema Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO):Regiões Sudeste e Centro-Oeste, Acre e Rondônia;
- Subsistema Sul (S): Região Sul;
- Subsistema Nordeste (NE):Região Nordeste, exceto o Maranhão;
- Subsistema Norte (N): Pará, Tocantins e Maranhão.
As contas de luz trarão uma informação em letras pequenas é claro, dizendo qual a bandeira tarifária está vigorando, atente para isso para não ter uma surpresa desagradável quando receber sua conta de luz.
Kelsen
Nenhum comentário:
Postar um comentário